Veja como é fácil mudar de contador com a MEX Contabilidade

Mude de contador de forma eficiente e sem burocracia.

Nossa equipe de contadores irá cuidar de toda a parte burocrática para que você foque apenas na gestão e evolução do seu negócio.

Realizaremos o gerenciamento das questões contábeis, fiscais, trabalhistas e societárias, com o escritório anterior, para facilitar no processo de mudança de contabilidade.

Você poderá mudar de contador a qualquer momento.

Realize o sonho do seu próprio negócio com a expertise que você merece.       

Deixe a burocracia conosco e concentre-se no que realmente importa: “o seu sucesso”.

Preencha o formulário a seguir:

É hora de elevar sua contabilidade a um novo patamar com a E-contábil. Somos uma equipe especializada, comprometida em oferecer serviços contábeis de excelência, focados no sucesso e crescimento do seu negócio. Com atendimento personalizado, expertise atualizada e tecnologia avançada, garantimos a precisão, agilidade e segurança que sua empresa merece. Conte conosco para uma troca de contador tranquila e eficiente, onde sua satisfação é a nossa prioridade. Faça a escolha certa para o futuro do seu negócio e aproveite todos os benefícios de uma parceria sólida e confiável com a MEX Contabilidade.

Passo a passo para mudar de contador com a MEX Contabilidade

Você pode mudar de contador a qualquer época do ano.

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Clique em mudar de contador e faça seu cadastro. Você pode mudar de contador em qualquer época do ano.

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Nossos especialistas analisam e te orientam sobre tudo. Você comunica ao seu contador anterior e nos envia a documentação solicitada.

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Migração: Durante a reunião, com os documentos em mãos, nosso contador faz o cadastro da sua empresa na nossa plataforma.

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Pronto! Você já é um cliente MEX CONTABILIDADE.

Mudança de Contador: O que é? Qual a documentação necessária para transferência?

Destacamos abaixo os principais cuidados e documentos a serem enviados no processo de migração e transferência de responsabilidade contábil. Confira abaixo!

Primeiro, notifique seu contador atual!

É necessário informar ao contador atual que você, como pessoa jurídica responsável pela empresa, deseja transferir a contabilidade após adquirir determinadas capacidades. Geralmente, recomendamos que você faça sua solicitação formalmente por e-mail e deixe cópias com seu contador atual e seu novo contador. Neste e-mail você já pode solicitar os documentos necessários. Caso o sócio responsável se sinta desconfortável em fazer a solicitação, verifique com o novo contador se os documentos podem ser solicitados.

O contador anterior pode se recusar a entregar a documentação solicitada?

Não, a Resolução CFC Nº 1493 DE 23/10/2015 regulamenta a obrigatoriedade do contador anterior realizar o Distrato da Prestação de Serviços, bem como repassar tudo o que for necessário ao novo responsável técnico de modo que este possa continuar a prestação de serviços contábeis. Confira o que diz o Art. 5° C, D e E :

Art. 5ºC. O responsável técnico reincidente deverá comunicar ao responsável técnico contratado sobre fatos que deva tomar conhecimento a fim de habilitá-lo para o bom desempenho das funções a serem exercidas.

Art. 5ºD. A devolução de livros, documentos e arquivos das obrigações fiscais entregues ao Fisco, inclusive os arquivos digitais e os detalhes técnicos dos sistemas de informática, deverá estar estabelecida em cláusula rescisória do Distrato do Contrato de Prestação de Serviços.

Art. 5ºE. Ao responsável técnico reincidente caberá o cumprimento das obrigações tributárias acessórias, cujo período de competência tenha decorrido na vigência do contrato de prestação de serviços, ainda que o prazo de vencimento da exigência seja posterior ao da vigência do mencionado contrato, salvo expressa disposição contratual em sentido contrário.

O Termo de Transferência de Responsabilidade é obrigatório?

A maior parte dos documentos podem ser obtidos de forma eletrônica, sendo assim, com as devidas procurações, o novo responsável técnico terá acesso a boa parte das informações, entretanto, alguns documentos exigem atenção, sendo assim, listarei abaixo os documentos necessários por departamento:

Departamento Pessoal

  • Procuração no Conectividade Social;
  • Procuração no portal do e-Social;
  • Procuração no portal ECAC
  • Procuração no Empregador Web;
  • Senha de acesso do Empregador Web;
  • Última DIRF enviada;
  • Última RAIS enviada;
  • GFIPs enviadas dos últimos 12 meses;
  • Relatório de médias ( dos últimos dois anos dos empregados ativos);
  • Relatório das folhas de pagamento dos últimos 12 meses detalhando os cálculos bem como os valores pagos aos trabalhadores;
  • Fichas de registros dos trabalhadores;
  • Rescisões calculadas e pagas aos trabalhadores desligados;                                                           
  • Relatório de programação de férias com o detalhamento dos períodos aquisitivos, incluindo os detalhes das férias gozadas;
  • Relatório que demonstre a evolução de cargos e salários de todos os funcionários.

 

Departamento Fiscal

  • Dados de acesso ao portal do Simples Nacional;
  • CCM ( Inscrição Municipal);
  • Senha de acesso ao site da Prefeitura;
  • Senha do Posto Fiscal Eletrônico.

 

Departamento Contábil

  • Balanço Patrimonial ( até a última escrituração da contabilidade anterior);
  • Balancete ( até a última escrituração da contabilidade anterior);
  • Livro Razão ( até a última escrituração da contabilidade anterior);
  • Livro Diário ( até a última escrituração da contabilidade anterior);
  • DRE – Demonstração do Resultado do Exercício.

 

Departamento de Legalização

  • Certidão de Inteiro Teor ou documentos constitucionais ( Contrato Social, Certificado do MEI, Requerimento do Empresário)
  • Cópia do RG e CPF dos sócios.

 

As procurações são suficientes para entrega das declarações assessórias, entretanto, se a empresa emitir um certificado digital A1 é de grande valia realizar o envio de uma cópia ao novo contador, facilitando assim, alguns processos como: Consulta de NFEs ou CTEs no Portal do Sefaz.

Em geral, um prazo médio de 30 dias.

Quais são os documentos necessários para transferência de contabilidade?

A maior parte dos documentos podem ser obtidos de forma eletrônica, sendo assim, com as devidas procurações, o novo responsável técnico terá acesso a boa parte das informações, entretanto, alguns documentos exigem atenção, sendo assim, listarei abaixo os documentos necessários por departamento:

Departamento Pessoal

  • Procuração no Conectividade Social;
  • Procuração no portal do e-Social;
  • Procuração no portal ECAC
  • Procuração no Empregador Web;
  • Senha de acesso do Empregador Web;
  • Última DIRF enviada;
  • Última RAIS enviada;
  • GFIPs enviadas dos últimos 12 meses;
  • Relatório de médias ( dos últimos dois anos dos empregados ativos);
  • Relatório das folhas de pagamento dos últimos 12 meses detalhando os cálculos bem como os valores pagos aos trabalhadores;
  • Fichas de registros dos trabalhadores;
  • Rescisões calculadas e pagas aos trabalhadores desligados;                                                           
  • Relatório de programação de férias com o detalhamento dos períodos aquisitivos, incluindo os detalhes das férias gozadas;
  • Relatório que demonstre a evolução de cargos e salários de todos os funcionários.

 

Departamento Fiscal

  • Dados de acesso ao portal do Simples Nacional;
  • CCM ( Inscrição Municipal);
  • Senha de acesso ao site da Prefeitura;
  • Senha do Posto Fiscal Eletrônico.

 

Departamento Contábil

  • Balanço Patrimonial ( até a última escrituração da contabilidade anterior);
  • Balancete ( até a última escrituração da contabilidade anterior);
  • Livro Razão ( até a última escrituração da contabilidade anterior);
  • Livro Diário ( até a última escrituração da contabilidade anterior);
  • DRE – Demonstração do Resultado do Exercício.

 

Departamento de Legalização

  • Certidão de Inteiro Teor ou documentos constitucionais ( Contrato Social, Certificado do MEI, Requerimento do Empresário)
  • Cópia do RG e CPF dos sócios.
Procurações

As procurações são suficientes para entrega das declarações assessórias, entretanto, se a empresa emitir um certificado digital A1 é de grande valia realizar o envio de uma cópia ao novo contador, facilitando assim, alguns processos como: Consulta de NFEs ou CTEs no Portal do Sefaz.

Qual o prazo para entrega da documentação?

Em geral, um prazo médio de 30 dias.